Enquete

Qual o seu perfil?
 

Login






Esqueceu a senha?

Visitantes

RSS

O GAASE não interfere em processos de adoção.

Procure a Vara da Infância de seu município.

 
Início
UNIT: 4° Encontro Sergipano de Adoção acontece na Unit PDF Imprimir E-mail

O 4° Encontro Sergipano de Adoção acontece nos dias 17 e 18 de outubro, das 18h30 às 22 horas, no Auditório Padre Melo, Campus Aracaju Farolândia da Universidade Tiradentes. O evento é uma realização do Grupo de Apoio à Adoção de Sergipe em parceria com a Unit, o Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM/SE –, o Núcleo de Apoio à Infância e Adolescência do Ministério Público – Naia – e o Tribunal de Justiça.

Com palestras, debates, depoimentos e atividades culturais voltadas para profissionais, estudantes e o público em geral interessado em oferecer contribuições para a elaboração de propostas de ação para Sergipe no que se refere a acolhimento, abrigos e adoção, o encontro pretende de discutir as questões prementes relacionadas à integração familiar e social de centenas de crianças e adolescentes revitimizados e/ou institucionalizados. A idéia é mobillizar a comunidade para formar uma rede articulada com o apoio das organizações da saúde, educação, poder judiciário, Ministério Público, universidades e ONGs.

Contribuir para o fortalecimento da nova cultura de adoção é um dos objetivos, bem como discutir a situação atual das políticas públicas e estreitar parcerias e redes de atenção à criança e ao adolescente que carecem da garantia do seu direito fundamental de conviver em ambiente familiar saudável. Além disso, o Encontro Sergipano de Adoção pretende ser um espaço privilegiado de interlocução de famílias adotivas e articulação entre os diversos segmentos e atores sociais para ações interinstitucionais de atenção integrada às crianças e adolescentes em situação de abandono e risco no Estado.

A palestra de abertura, sobre a adoção como forma de constituição de família, será proferida pelo psicólogo, filósofo e teólogo pernambucano Luiz Schettini Filho. “Além de ser avô adotivo, Schettini tem vários livros publicados com o tema adoção, alguns deles traduzidos para o espanhol e lançados em outros países da América Latina, e é um palestrante que trabalha tanto a adoção como a pedagogia, com obras que tratam do relacionamento entre pais e filhos, professores e alunos, principalmente referindo-se à questão afetiva que envolve todo o processo adotivo”, afirma Marlizete Maldonado Vargas, professora da Unit e coordenadora geral do 4° Encontro Sergipano de Adoção. Quem também ministra palestra é a promotora de Justiça do Naia, Maria Conceição de Figueiredo Rolemberg.

O evento este ano está sendo direcionado também para as escolas e alunos do 7° ao 9° ano do ensino fundamental, que participaram do 1° Concurso de Redação sobre Adoção e Famílias Adotivas. Ao final do encontro, o Grupo de Apoio à Adoção de Sergipe realizará a premiação do melhor texto. “A Universidade Tiradentes, por meio da Pró-Reitoria Adjunta de Assuntos Comunitários e Extensão, tem um papel fundamental no estabelecimento dessas parcerias, tratando de temas que são de extrema importância para a sociedade como um todo. Aracaju está precisando discutir e abrir espaço para que a adoção seja mais abordada nos programas políticos, sociais, pedagógicos do Estado. Por isso, é importante que as pessoas participem, tragam e discutam suas experiências e opiniões”, complementa a professora Marlizete.

A inscrição para o 4° Encontro Sergipano de Adoção custa apenas um quilo de alimento não perecível. Contatos para informações e inscrições: 3218-2109 ou www.gaase.net.

Fonte: UNIT (http://www.unit.br/ler.asp?id=7339&titulo=Noticias)

 
< Anterior   Seguinte >

Parceiros

Nettrend Tecnologia

ENPRO - Engenharia de Projetos e Obras

Infonet

Links Patrocinados